Coaching

O coaching é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes, coaching em português significa treinador, treinar no intuito de instruir a carreira profissional.

O coaching é um processo contínuo, não uma conversa eventual ou um acontecimento isolado. O líder coaching pode ser comparar com um maestro, que em alguns momentos trabalha com apenas com um integrante, em outros orienta todos à distância, e as leva a aprender e a treinar regularmente, ajuda-as a canalizar sua paixão pela aprendizagem para as melhores oportunidades e harmonizar a participação delas e dos demais integrantes da organização.

“Educar não é encher um balde, mas acender uma chama” William Butler Yeats

Visto que todo desafio de desenvolvimento é único, não há receita de bolo. Mas há três abordagens que são importantes para melhorar a atuação e sustentar a busca pelo desenvolvimento no longo prazo.

Parte do coaching é direto e pessoal. O coach oferece feedback imediato para que os clientes descubram por si mesmos, desafia as pessoas os riscos apropriados e oferece encorajamento quando os clientes enfrentarem contratempos e obstáculos, em suma ele demonstra a pessoa segurança e confiança.

O coach orienta as pessoas para que aprendam por si mesmo. Ele fornece as armas para que se tornem desbravadoras do próprio desenvolvimento. Ele ensina a extrair as lições certas de suas experiências, a encontrar outras pessoas que possam ajudá-las e a obter seu próprio feedback e informações.

O coach orquestra recursos e oportunidades de aprendizagem. Ele não apenas instrumentaliza as pessoas para o aprendizado, mas também intervém junto a outras pessoas em seu favor. Ele cultiva um ambiente que dê suporte à exposição inteligente aos riscos, encontre quem possa ensiná-las ou guiá-las, derruba barreiras que inibam a aprendizagem continua e abre as portas a novas experiências às quais seus colaboradores não teriam acesso sem a sua ajuda.

17/02/2011Permalink Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.